Associação de proteção veicular: entenda o que significa esse conceito

Associação de proteção veicular: entenda o que significa esse conceito

Não é fácil ou simples manter um veículo em pleno funcionamento, muito menos arcar com danos em caso de sinistros. Outro impasse se dá com a escolha de serviços que ofereçam segurança para esse veículo em caso de problemas ou acidentes. Nesse contexto, entra a associação de proteção veicular, que muitos ainda não conhecem, então vamos trazer esse conceito.

Mas não se engane, não se trata de um tipo de contrato de seguro, é uma prestação de serviços diferente daquela fornecida pelas seguradoras. Isso se dá porque a associação tem outra dinâmica para com seus associados na hora de prestar serviços, sendo algo que chama a atenção, principalmente por apresentar baixos custos.

Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito da associação de proteção veicular e como ela funciona!

O que é a associação de proteção veicular e como ela é formada?

As associações de proteção veicular não são empresas, o tipo de atividade na qual elas se enquadram é sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos. Em outras palavras, não é uma empresa por não prezar pelos lucros, uma vez que a ideia central é formar um fundo financeiro para suprir necessidades dos associados sobre problemas em seus veículos.

Um fato curioso é que o surgimento da primeira associação se deu por conta da necessidade de motoristas de caminhão assegurarem suas cargas, que não haviam sido aceitas por seguradoras. Dessa forma, apesar de errônea, é comum a comparação com as seguradoras de veículos já que os serviços têm suas semelhanças, algo que falaremos mais à frente.

A sua formação é bem diferente de uma empresa, já que não se encaixa nesta categoria. Primeiro, há a necessidade de reunir um grupo de pessoas que aceitem fazer parte da associação. Depois disso, são eleitos os membros da diretoria, formação de um estatuto, uma assembleia e o envio de documentos para cartório, a fim de abrir a associação.

Claro que há muito mais detalhes do que isso, como a formação de uma infraestrutura, semelhante à dinâmica de uma empresa, para que o trabalho seja feito, mas basicamente são essas e mais algumas ações que permitem a criação de uma associação e prestação desses serviços.

Precisa de orientação jurídica sobre esses serviços? Estamos à disposição!

Como contratar uma associação de proteção veicular, como funciona?

A dinâmica em torno da contratação de uma associação de proteção veicular é bem simples. Há o pagamento de uma taxa para adesão e depois a mensalidade. A partir daí os sinistros são divididos entre os membros da associação. Você, quando contratante, tem ajuda em caso de problemas, como também, é responsável por ajudar quando ocorre com outros membros.

Dessa forma, a própria mensalidade vai depender das ocorrências de determinado período. Se há muitos sinistros o valor será elevado e assim por diante. A entrada de cada vez mais associados pode ser interessante, já que os custos passam a ser divididos entre mais pessoas.

A grande vantagem é que os valores são muito menores do que os cobrados por seguradoras, além de outros benefícios, como veremos mais adiante. Além disso, pode haver outros serviços que os associados podem contratar ou mesmo indicação de prestadores de serviços.

Também é importante dizer que é necessário um nível elevado de seriedade na hora de avaliar os sinistros, visando evitar a ocorrência de fraudes. Por fim, é válido lembrar que a contratação é bem rápida, pois, uma vez que o contrato foi assinado e as taxas pagas, os serviços podem passar a vigorar no mesmo dia.

As vantagens de entrar para uma associação

Preço

Precisamos comparar ao serviço que se assemelha ao das associações: o seguro. Então, pensando em custos para o serviço, a associação acaba sendo muito mais vantajosa do que a contratação de um seguro.

Facilidade

A questão burocrática também torna a associação uma alternativa mais interessante. Por exemplo, é possível pagar a taxa de adesão e mensalidade, fazendo a contratação no mesmo dia.

Tabela FIPE

O seu veículo é avaliado em preço com base da tabela FIPE, parâmetro que ajuda a tornar a dinâmica vantajosa para o associado. O que nem sempre acontece por parte das seguradoras.

Conveniados

Além de aderir aos serviços das associações é possível usufruir dos serviços mais baratos dos conveniados. Isso facilita o acesso a parceiros de confiança e diminui os custos com serviços que façam parte da rotina de manutenção do seu veículo.

Estamos prontos para tirar suas dúvidas sobre esses serviços, é só entrar em contato!

Quais as diferenças entre as associações e as seguradoras ?

O que chama mais a atenção dos associados é a diferença entre os valores de um contrato de seguro e da associação de proteção veicular. A burocracia também é outro ponto que deve ser destacado, já que o processo de adesão, por exemplo, das associações é muito mais simples.

Além disso, as associações são formadas, em sua maioria, por uma classe específica, como trabalhadores do transporte, por exemplo. Há um envolvimento muito maior em caso de necessidades, como a formação de parceiros em empresas de segurança que forneçam serviços tais como o rastreamento.

Agora ficou simples entender o conceito por trás da associação de proteção veicular. Falamos sobre os serviços, como funciona para criar uma ou entrar para uma associação, vantagens desse tipo de contrato e mais.

Lembrando que a melhor alternativa para quem deseja usufruir desses serviços é avaliar tudo muito bem e entender se será interessante para seu caso de maneira específica. Vale a pena pesquisar sobre os serviços e se encontrar uma associação, investigar sobre seu histórico nesse mercado.

Por outro lado, se você chegou até aqui porque deseja iniciar a sua associação, é importante lembrar que a consultoria de advogados é imprescindível para começar com o pé direito. Como dissemos antes, há todo um processo de abertura de uma associação que é simples, porém a assessoria de um advogado torna tudo mais seguro e rápido, já que estamos acostumados a lidar com essa burocracia.

Temos especialistas para lidar com consultoria jurídica sobre associação de proteção veicular, basta entrar em contato conosco.

EQUIPE GUIMARÃES & ROSSI

1 comentário em “Associação de proteção veicular: entenda o que significa esse conceito”

Deixe um comentário