Por que toda empresa precisa de um advogado?

Por que toda empresa precisa de um advogado?

A sua empresa conta com suporte jurídico especializado? Se a resposta for não, saiba que o seu negócio está correndo riscos. A seguir, veja os motivos pelos quais toda empresa precisa de um advogado constantemente ao seu lado, e não apenas quando ocorre alguma situação imprevista nesse departamento.

Segurança jurídica

O primeiro motivo é também um dos mais importantes: se a sua empresa tiver um advogado, todas as ações que forem realizadas poderão passar pela validação desse especialista. Isso significa que você vai ter certeza de estar sempre em conformidade com a lei. É muito comum que empreendedores cometam erros nesse sentido não por má-fé, mas por desconhecimento das minúcias do Direito. Mas aqueles que investem em assessoria jurídica não precisam se preocupar com isso.

Minimização das chances de ações trabalhistas

O advogado também vai trazer importantes orientações para a empresa sobre como conduzir as relações de trabalho com seus colaboradores de forma completamente legal e transparente. Isso não só vai proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e agradável (o que já seria um grande benefício), como também vai reduzir as chances de que a empresa sofra uma possível ação trabalhista.

E, se por acaso a empresa chegue a sofrer uma reclamatória trabalhista, o fato de já ter um advogado fazendo seu acompanhamento, que conheça todo o cenário, também vai ajudar! Até mesmo a formular uma proposta de acordo adequada.

Atualização constante

Tanto as leis que regem o empreendedorismo de modo geral quanto aquelas focadas em determinados segmentos podem mudar a qualquer momento. Se hoje a empresa está funcionando plenamente de acordo com a legislação, amanhã pode não estar mais. A menos que tenha um advogado ao seu lado, que monitore essas mudanças e mantenha os gestores sempre informados e atualizados, orientando-os sobre como se adequar.

Isso ficou muito claro com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Praticamente todas as empresas armazenam dados de terceiros, sejam colaboradores ou clientes. A nova legislação trouxe diretrizes importantes a serem seguidas a esse respeito, sob pena de multas elevadas para quem descumpri-las. Aqueles empreendedores que já tinham uma boa assessoria jurídica ficaram mais tranquilos nesse sentido.

Elaboração de contratos

Ter um advogado à disposição também é útil no momento de elaborar e revisar contratos, garantindo que todas as cláusulas sejam justas para todas as partes envolvidas e que não haja nada que prejudique a validade jurídica desse documento.

Redução de custos

Acredite: ter um advogado sempre dando suporte à empresa tem um custo/benefício melhor do que precisar contratar um profissional da área sempre que surgem demandas jurídicas. Assim, se a empresa se preocupa em otimizar seus recursos financeiros, essa é mais uma razão para ter um advogado.

Com um advogado ao seu lado, a empresa tem mais tempo hábil e tranquilidade para se dedicar exclusivamente ao seu negócio e, assim, aumentar cada vez mais a sua participação no mercado!

Nossa equipe de especialistas fica à disposição para assessorar a sua empresa nesse sentido. Entre em contato conosco e saiba mais!

EQUIPE GUIMARÃES & ROSSI

1 comentário em “Por que toda empresa precisa de um advogado?”

Deixe um comentário