Assessoria jurídica: conceito, importância e objetivos [Guia completo]

Assessoria jurídica: conceito, importância e objetivos [Guia completo]

Sabia que a assessoria jurídica pode proteger a sua empresa de diversos riscos do dia a dia? Seja de problemas contratuais, planejamento tributário, ações judiciais, enfim.

São várias as questões jurídicas que os negócios precisam lidar todos os dias e a falta de conhecimento pode ocasionar em gastos desnecessários, multas e menor eficiência operacional.

Em um mercado cheio de concorrência, o ideal é evitar todos esses problemas para que a empresa consiga se manter competitiva, certo?

Por essa razão, preparamos este conteúdo para explicar o que é assessoria jurídica, que tem relação com o significado de orientação jurídica, e as vantagens que esse serviço traz.

Acompanhe a leitura!

O que é assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é um tipo de serviço prestado por advogados ou escritórios de advocacia que atuam como jurídico preventivo da empresa, com objetivo de orientar tomadas de decisões estratégicas, identificar riscos e evitar problemas legais.

É como se fosse uma medida para unir a parte jurídica à parte operacional dos negócios no geral. Dessa forma, a assessoria consegue participar mais ativamente dos processos e ajudar a desenvolver as atividades da empresa sem maiores dificuldades.

Basicamente, esse é o significado de orientação jurídica.

Pode ser que ainda existam alguns problemas, como é normal em todo negócio. Mas, sem dúvidas, a presença de uma assessoria torna a resolução deles bem mais simples.

Além de auxiliar na prevenção e resolução de problemas legais, o serviço de assessoria também funciona como um meio para as organizações tirarem dúvidas para elaboração de documentos e afins.

Por que a assessoria jurídica é importante?

O serviço de assessoria jurídica é importante para guiar as ações da empresa e garantir que ela aja dentro da legalidade. Dessa maneira, ela consegue reduzir erros por falta de conhecimento e tornar o setor jurídico mais eficiente dentro das organizações.

Por exemplo, uma assessoria especializada pode evitar que os negócios sofram ações judiciais por infringir direitos dos funcionários ou de terceiros.

Então, a importância do serviço prestado por advogados e escritórios de advocacia está relacionado com as boas práticas da empresa para impedir a judicialização de várias questões.

Em suma, a assessoria jurídica é importante para:

  • orientar ações das empresas;
  • elaborar e revisar contratos;
  • analisar riscos;
  • planejar a parte tributária e societária;
  • treinar a equipe de funcionários;
  • providenciar as alterações societárias necessárias;
  • atuar na defesa dos interesses da empresa.

Isso é mais do que o suficiente para mostrar que toda empresa precisa de um advogado ou do serviço de assessoria prestado por escritórios de advocacia, certo?

Leia também: 3 leis vigentes sobre as associações de proteção veicular

6 vantagens em contratar uma assessoria jurídica

Além de ser importante para toda a parte operacional da empresa, a assessoria prestada por advogados e escritórios é muito benéfica para ela.

Confira 6 vantagens em contratar esse tipo de serviço:

1. Economia de tempo e dinheiro

Assessoria jurídica: conceito, importância e objetivos

Ações judiciais e problemas legais no geral consomem um certo tempo e dinheiro das empresas para que sejam resolvidos. Neste sentido, o fato da assessoria conseguir evitar essas questões é vantajoso, porque as empresas conseguem economizar esses recursos.

Já ouviu falar naquele ditado de que é melhor prevenir do que remediar? Essa é a ideia da assessoria especializada, que visa evitar os riscos e perigos para não ter que lidar com as consequências depois.

Então, impedir que os problemas legais aconteçam faz com que as empresas economizem tempo e dinheiro.

2. Prevenção de problemas legais

As assessorias prestadas por advogados e escritórios de advocacia também conseguem identificar os riscos e prevenir que eles se tornem problemas legais.

Isso envolve revisar documentações e contratos para assegurar que estão dentro da legalidade, por exemplo.

3. Tomada de decisões informadas

As empresas que contratam advogados e escritórios para assessoria recebem diretrizes para a tomada de decisões informadas, o que é fundamental para agir conforme a legalidade e evitar consequências maiores.

É como se fosse uma orientação jurídica com foco em construir boas práticas dentro da empresa.

4. Maior segurança financeira

Neste sentido de guiar práticas, a assessoria consegue passar as melhores orientações para que as empresas não se comprometam financeiramente com ações do dia a dia.

Assim, é possível garantir maior segurança financeira dos fundos e investimentos do negócio.

5. Mantém o foco no core business

Imagina ter que fazer o gerenciamento de áreas administrativas, financeiras, comerciais e ainda se preocupar com a parte jurídica do negócio? A atenção fica bem dividida e isso pode ser prejudicial para a empresa.

Logo, outra vantagem da assessoria prestada por advogados é que ela permite que os gestores e empresários foquem nas principais atividades da empresa.

Isto é, sem se preocupar com as questões jurídicas, já que serão tratadas especialmente pela assessoria.

6. Confidencialidade e privacidade

Por fim, a assessoria garante total confidencialidade e privacidade às informações compartilhadas pela empresa.

Isso é assegurado por instrumentos jurídicos que funcionam como um acordo entre as partes envolvidas no processo de prestação de serviço.


Leia também: Proteção veicular: afinal, vale a pena ser um associado?

Assessoria e consultoria, qual a diferença?

Assessoria jurídica: importância e vantagens em contratar

Tanto a assessoria quanto a consultoria auxiliam nos processos jurídicos das empresas. Contudo, a diferença entre esses dois serviços está na prática.

A consultoria identifica os problemas e mostra quais são as melhores soluções, mas a execução dessas práticas fica como responsabilidade da própria empresa.

Por sua vez, a assessoria realiza todas essas mesmas funções da consultoria e ainda participa do procedimento de execução. Ou seja, os assessores se envolvem diretamente no processo de resolução das questões que aparecerem.

Se você procura por uma Assessoria Jurídica Empresarial completa, saiba que pode contar com a G&R Advogados!

Nosso escritório é especializado em assessoria para empresas com uma equipe qualificada e experiente para oferecer as melhores soluções jurídicas para o seu negócio.

Conte com a expertise da G&R Advogados para assessorar a sua empresa!

Conclusão

Portanto, a assessoria jurídica é um serviço que as empresas contratam com o objetivo de evitar problemas jurídicos e agir dentro da legalidade. Ela também funciona como um canal para as organizações tirarem dúvidas e terem orientações para elaborar documentos.

Esse serviço de assessoria prestado por advogados e escritórios de advocacia traz vantagens fundamentais para que os negócios se mantenham competitivos no mercado.

Então, é sempre aconselhável que as empresas procurem esse suporte profissional para lidar com as questões jurídicas do dia a dia. Neste caso, considere o escritório G&R Advogados como uma das melhores opções para assessoria especializada.
Gostou deste conteúdo e quer se aprofundar mais? Leia também sobre a importância da assessoria na hora de fazer um leilão!

Blog Image

EQUIPE GUIMARÃES & ROSSI

1 comentário em “Assessoria jurídica: conceito, importância e objetivos [Guia completo]”

Deixe um comentário