O que é a Proteção Veicular? Entenda os benefícios e funcionamento!

O que é a Proteção Veicular? Entenda os benefícios e funcionamento!

Todo mundo tem vontade de dar mais segurança ao próprio veículo, certo? Neste sentido, vale muito a pena entender o que é proteção veicular.

Basicamente, é um modelo de associação ou cooperativa que costuma ser mais acessível e menos burocrático do que um seguro. Mas é comum que as pessoas tenham dúvidas se a proteção veicular é confiável, como ela funciona e se tem legalidade por trás.

Além de explicar o que é proteção veicular, responderemos todas essas dúvidas ao longo deste conteúdo.

Afinal, o que é a Proteção Veicular?

Proteção Veicular é uma associação formada por proprietários de veículos que procuram proteger esses bens físicos. Ou seja, que têm o mesmo objetivo em comum.

A ideia da Proteção Veicular é ser uma alternativa mais acessível e menos burocrática que o seguro.

Logo, a finalidade desse modelo de associação é alcançar o interesse de todos os associados, que é a proteção dos veículos contra furtos, roubos, batidas, entre outros eventos.

Por mais que os proprietários sejam cuidadosos, eles podem ter que lidar com esses tipos de eventos em algum momento.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram registrados 342 mil furtos de veículos em 2021.

Infelizmente, quem tem um veículo está suscetível a esses riscos. Portanto, é fundamental saber o que é Proteção Veicular, porque a associação é capaz de oferecer segurança aos veículos e proprietários.

Mas como funciona a Proteção Veicular? Acompanhe o próximo tópico!

Leia mais: Guia completo: como vender proteção veicular com sucesso! Dicas e estratégias

Como funciona o sistema de Proteção Veicular?

O modelo de Proteção Veicular funciona como uma associação onde os associados pagam uma taxa administrativa e é feito um rateio para garantir a segurança dos veículos diante de qualquer evento que possa ocorrer.

Vamos supor que você tenha adquirido um carro e queira aderir a uma associação de proteção veicular. Aqui vale ressaltar que é fundamental procurar por associações que tenham a finalidade bem estruturada e que atuem dentro das regras do Terceiro Setor.

Feita a adesão, o modelo da associação de proteção veicular funciona como um grupo de amigos.

Caso algum deles sofra um acidente e o carro fique danificado, os associados dividem os custos para arcar com as despesas.

Ou seja, por meio do pagamento dos rateios, é possível criar um fundo de reserva comum para ser utilizado quando os eventos acontecerem.

Leia também: 3 leis vigentes sobre as associações de proteção veicular

Proteção Veicular é confiável?

A proteção veicular é sim confiável, só que as associações e potenciais associados precisam ter atenção para alguns pontos.

Um dos principais e mais importantes é garantir que a associação tenha o acompanhamento jurídico especializado para assegurar o compliance e a atuação dentro das normas do Terceiro Setor.

Outro ponto é ser transparente quanto às informações da associação e disponibilizar CNPJ ativo, acompanhado do endereço físico.

Também é essencial deixar explicado o que é Proteção Veicular para que ninguém pense que é um seguro.

Por mais que não se enquadre como seguro, a proteção veicular é legal e amparada pelo artigo 5.º da Constituição Federal, que garante a liberdade de associação para fins lícitos.

Leia também: “Associação de proteção veicular é legal?

Proteção Veicular: o que é e como funciona

As três principais grandes vantagens da Proteção Veicular

Saber o que é Proteção Veicular também envolve conhecer os benefícios que esse modelo de associação traz para os associados.

São eles:

  • facilidade na adesão;
  • somente custos de manutenção;
  • clube de benefícios.

Falaremos sobre cada um a seguir:

1. Facilidade na adesão

A primeira vantagem da associação de proteção veicular é que a adesão é bem mais fácil e ágil.

Nos seguros, por exemplo, as empresas precisam fazer uma análise de crédito, do perfil da pessoa e outros detalhes. Por isso, é comum que esses serviços sejam negados.

No caso das associações, só é preciso fazer a adesão. O pedido é levado para a Diretoria da associação e assim que é aceito o associado já tem direito às proteções, a depender do regulamento.

2. Apenas custos de manutenção

Outra vantagem é que os custos de uma associação costumam ser mais acessíveis, uma vez que vão só para manutenção da entidade.

Então, como associações não possuem fins lucrativos, o rateio que os associados pagam é focado apenas para manutenção da associação, de acordo com seu estatuto e regulamento.

3. Clube de benefícios

Como você já sabe, a natureza de uma associação de proteção veicular são os benefícios mútuos.

Quando associados entram nas entidades, eles podem receber benefícios em outros estabelecimentos.

Mas tão importante quanto checar os benefícios é verificar se a associação possui uma assessoria jurídica especializada. Assim, é possível transmitir mais segurança e confiança para os possíveis associados.


Leia também: Proteção veicular: afinal, vale a pena ser um associado?

Qual é a diferença entre seguro e Proteção Veicular?

Afinal, o que é a Proteção Veicular?

O seguro pertence a uma seguradora, que é uma empresa que visa o lucro. Já a Proteção Veicular é uma associação ou cooperativa de pessoas que se juntam com o mesmo objetivo e sem fins lucrativos.

Na prática, o seguro oferece um ressarcimento ao segurado caso aconteça algum sinistro. Então a empresa precisa ter uma reserva de recursos destinada para isso.

A Proteção Veicular, por sua vez, não tem fins lucrativos e a indenização de eventos é feita por meio do pagamento dos associados, que é recebido no rateio.

Se preferir, confira nossa série de vídeos sobre Proteção Veicular no YouTube:

Mas lembre-se que é fundamental que as associações de proteção veicular tenham acompanhamento jurídico especializado para atuarem com regularidade e dentro das normas do Terceiro Setor.

Para isso, você pode contar com a G&R Advogados!

Oferecemos consultoria jurídica com ações preventivas e serviços para o processo de associação.

Temos uma equipe qualificada especificamente em direito das associações do terceiro setor, que está pronta para entender as suas necessidades e passar as melhores orientações.

Conheça a G&R Advogados e conte com uma consultoria especializada em associação de proteção veicular!

Conclusão

Entender bem o que é Proteção Veicular é uma ótima oportunidade para oferecer a segurança necessária aos veículos próprios.

Sem dúvidas, é um jeito mais eficiente, rápido e acessível das pessoas terem proteção e tranquilidade sobre esses bens.

Independentemente se você já tem uma associação ou se quer abrir uma, é muito importante contar com acompanhamento jurídico para evitar problemas e conseguir mais associados.

Gostou deste conteúdo? Leia também sobre porque abrir uma associação de proteção veicular!

EQUIPE GUIMARÃES & ROSSI

8 comentários em “O que é a Proteção Veicular? Entenda os benefícios e funcionamento!”

Deixe um comentário